Sons das praças

Para comemorar o aniversário de 400 anos de Maneiem e promover a cidade, GmbH Stadtmarketing enviou um grande cubo vermelho para viajar pelas principais cidades da Alemanha. O laboratorio/palco esteve em: Torre da Água, em Mannheim; Potsdamer Platz, em Berlim;na Praça Rudolf, Köln e Gasteig, em Munique.
“O objetivo era ligar-se através do meio da música em um diálogo criativo com a cidade de Mannheim, e seus 400 anos para festejar aniversário.” Stadtmarketing

O grande cubo que é na verdade um sofisticado laboratório de som com 64m² onde os visitantes podem produzir sua própria versão das músicas Mannheim Jubiläumssongs usando novos sons, batidas ou a propria voz. O laboratório conta com:


Uma biblioteca composta de cerca de 80 diferentes amostras de som de artistas Mannheim, gravações de campo e vários remixes da Canção Mannheim. Na estação da biblioteca visitantes poderiam fazer a pré-seleção para o seu som individual. Tudo armazenado em “cubinhos”.












Rotating Sequencer foi usado para criar amostras individuais de som (por exemplo, tambores ou violão), colocando um cubinho em um círculo. O círculo era constantemente verificados pelo radar. Assim o radar cruza o som do cubinho com o som gravado sobre ele. Isso graças a forma com que foi digitalizada usando varias freqüências tornando possível criar composições complexas. Além disso os usuários poderão jogar os seus próprios sons individuais com a ajuda de dois microfones e gravá-los em cubos de registro





Zona de mistura: na zona de mistura amostras da biblioteca podem ser combinadas com as criações individuais de som gravado sobre os cubos de registro com a ajuda de quatro diferentes faixas de áudio. Cada faixa de áudio oferece diferentes formas de combinar e separar os sons dos cubos. Após terminar o single remix da versão final do Mannheim-Song é gravada e automaticamente enviada para o servidor web.

Alem da explicação escrita temos um video.

O projeto incluiu também um turnê junto com o laboratório, onde Silke Hauck, J. Fleming & R. Stahlhofen se apresentaram.

O conceito global de design e comunicação da instalação foi desenvolvido pelo Atelier Markgraph GmbH, a interação e projeto de sistemas bem como a execução foi feita por Interiors MESO Digital. Esta dupla de empresas tem uma historia de trabalhos desenvolvidos por um e executados pelo outro em Deutsche Telekom Product Experience Center,Deutsche Telekom at CeBit, Amstel Pulse Drums entre outros projetos envolvendo novos conceitos tecnologicos.


Outras Fotos:





















































Fontes:
http://blog.bellostes.com/?p=1108 (espanhol)
http://www.meso.net/m400 (ingles)
http://www.klangderquadrate.de./ (em alemão)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fuga