Minha cidade, minha visão.



Belo Horizonte é uma metrópole regional, nasceu para ser capital de Minas Gerais em 1879 e como tal foi planejada apenas como cidade administrativa um espaço mono funcional, mas apesar disto a cidade cresceu ao redor do território do poder criando multicentralidades. Tendo hoje como características principais ser eclética abrigando todo tipo de tipologia arquitetônica e paisagens urbanas.
Como por exemplo:





Conjunto Arquitetônico da Pampulha, que tem como destaque obras do Niemeyer(Igreja São Francisco de Assis) com suas linhas suaves,estádios Mineirão e Mineirinho, o zoológico. Estes locais são multifuncionais, tem diferentes formas de apropriação para diferentes dias da semana e pessoas diferentes. Para muitos moradores a orla da lagoa é apenas um não lugar, para outros é um espaço de visitação, área de cuper ou recreação. O mesmo vale para os estádios, que tem seu estacionamento transformado em território do comercio, ou apropriados pelas auto escolas para exames.


Praça da liberdade, construída na época da fundação da cidade a praça contem prédios de variados estilos arquitetônicos como o Palácio da Liberdade, Edifício Niemeyer, Museu de Mineralogia (poucos belorizontinos conhecem)






->Catedral da Boa Viagem, seria um pastiche do estilo gótico, mas tem uma alma própria, por ficar numa praça próxima do centro esta sempre cercada de movimento com isto passar pelas arvores que cercam a igreja dá impressão de se ter sido transportado para outro lugar”.
->Estação Rodoviaria, primeira rodoviária do país. Foi construído em concreto armado, com um projeto moderno para a época atende principalmente a classes não muito favorecidas do município e o seu arredor apresenta um dos lados não divulgados da cidade. Os viadutos próximos assim como muitos outros em BH são lares de alguns mendigos e um não lugar para boa parte da população.
Os bairros da cidade são muito variados em organização e tipos de pessoas, os primeiros bairros tem linhas retas e quarteirões bem demarcados que são um caso a parte, pois a maioria foi construído bem depois da inauguração da cidade.
Muitos bairros nasceram pela aglomeração de moradores, os que receberam saneamento, energia e outros serviços básicos acabaram desenvolvendo enquanto outros com mesmo inicio se tornaram favelas fruto da segregação urbana. Acredito que estes bairros comportam a classe meida baixa e baixa.
Outro tipo de bairro muito presente são os bairros “construídos”, é feito o loteamento com infra-estrutura e só depois os moradores chegam. Mesmos estes as vezes não tem um planejamento adequado a nível de cidade ou mesmo de região.

Fontes de auxilio:
http://www.idasbrasil.com.br/idasbrasil/cidades/BeloHorizonte
http://pt.wikipedia.org/wiki/Belo_Horizonte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fuga

Proposta para um rio urbano, Arrudas